domingo, 19 de abril de 2009

Amor X Paixão.


A diferença entre amor e paixão.
Hoje em dia muitas pessoas vivem um relacionamento muito turbulento, cheio de ciúmes,vai e voltas. Onde o sofrimento é sempre maior do que a felicidade. Onde o sentimento de possessividade impera. Onde a insegurança é maior do que a certeza. E não tem como ser diferente, um dia essas histórias chegamao fim. Quando terminámos um relacionamento duradouro, no auge do sofrimento, juramos pra nós msm que nunca maisamaremos ninguém...foi oque uma amiga minha me disse, ao terminar um relacionamento de mais de 4 anos. Foi aí que eu perguntei se o que ela sentia por ele era amor de verdade, ou uma daquelas paixões avassaladoras quenos deixa sem rumo, sem chão, sem visão, sem identidade e que nos faz passar a gostar mais da outra pessoa do quede nós mesmos. Ela me respondeu, com toda certeza do mundo, que era amorverdadeiro. Aquela resposta não me surpreendeu em nada, pois a maioria de nós já teve um romance bastanteavassalador. Quem nunca cometeu uma loucura por uma pessoa por acharque aquela era o grande amor da sua vida,a outra metade da laranja? Quem nunca abriu mão do que mais gostava pra viver o que o outro mais gostava? Quem nunca achou que se ele ou ela te deixasse a vida não teria mais sentido? A maioria das pessoas acreditamque "isso" é o amor. Mas definitivamente não é. E digo por conhecimento de causa. Existe uma grande diferença entre paixão e amor.
Paixão é furacão, amor é calmaria. Paixão é rápida, amor é duradouro. Paixão é selvagem, amor é delicado. Paixão é vendaval, amor é brisa. Paixão destrói, amor constrói. Paixão é doença, amor é a cura. Paixão é dor, amor é alívio. Paixão é "talvez", amor é certeza. Paixão éloucura, amor é saúde. O amor faz a gente querer ser mais, querer aprender mais para desfrutar dos nossosaprendizados com a pessoa que amamos... O amor ajuda a superar qualquer dificuldade enquanto a paixão cria obstáculos. A paixão é totalmente egocêntrica, possessiva e escandalosa. O amor é cuidadoso, atencioso e cúmplice. Ele nos faz acreditar que a felicidade não está nas mãos de outra pessoae sim nas nossas mãos. Porque nós só conseguiremos ser felizes e fazer outras pessoas felizes no dia quem queantingirmos a autofelicidade. O amor é aceitar os defeitos do outro porque todos nós somos diferentes, mas podemos conviver com estasdiferenças.Há quem acredite que é necessário viver cegamente uma paixão já que hoje em dia as pessoas não se permitemmais se envolver e como consequência, sofrer. Mas quem disse que quem ama não sofre? não chora? não erra?não sente ciúmes e não se decepciona às vezes? É claro que isso acontece, mas o bom do amor é que depoisde acontecer isso tudo, a amor da sua vida vai te consolar, e ao invés de dar um abraço de "parceiro"vai te dar um abraço de amigo, pois amor também é isso...amizade, cumplicidade.
Apesar de que nas paixões existem mais contras do que prós em relação ao amor ainda acho que não há vida sem umagrande paixão. Portanto "o melhor seria viver a vida apaixonadamente para que possamos ter um amor de verdade".

7 comentários:

Ferlanda disse...

é melhoor mesmoo , é só saber esperar e não deixar passar um VERDADEIRO AMOR !

Lara disse...

Essa comparação amor/paixão me lembrou aquela musica da Rita Lee, "Amor e Sexo"...
acho que um complementa o outro, não exixte amor sem paixão (é sem graça) nem paixão sem amor (não dura)...
Tô retribuindo a visita, parabéns pelo blog, gostei bastante!

Maria Midlej disse...

Ê Marina que me entende.. AUHUAHAUAH Eu falei sobre isso com a minha mãe, ontem. Ela ficou insistindo insuportávelmente, pra que eu me deixasse gostar de ''fulano'' porque ele gosta de mim, mesmo que eu nao gostasse dele no começo e blábláblá. Ela acredita que a paixão e o amor, são coisas que surgem quando a gente deixa surgir. Tipo como se a gente escolhesse como quando e porque gostar de alguém. Eu acho isso completamente relativo. x_x Na verdade eu só vivi uma grande paixão na minha vida, que me deixou sequelas até hoje. Tanto é, que até hoje ainda não senti algo parecido.

marialais disse...

Eu não sou vidente não, só começo a achar que as pessoas inteligentes pensam a mesma cois, fazem as mesmas coisas e preferem um cobertor, com brigadeiro, pipoca, filme e ficam lá vivendo suas ilusoes.
E em relação ao amor e a paixao eu nem discuto. :) isso só numa roda ou ne uma conversa longa de msn. :)
beijo

Laís Lins disse...

Essa á a maior cnfusão que se instala na cabeça das pessoas...sera que eu vivo uma avassaladora paixão ou um intenso amor?
E muitas vezes acabamos confundindo as coisas...

Assim como você seu blog é maravilhoso.
Em breve estarei refazendo o meu.
Apareça.

=)

Joh disse...

Depois deste post, eu cheguei a conclusão deque além de muito burra...eu sou ou fui, não sei ainda...totalmente apaixonada por você, mas graças a deus eu não te amo.
Só espero que essa paixão, um dia passe, por que você não merece.

marialais disse...

eitaaaaaaaa Oo você nao merece a paixao de Joh.